Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Revista EF

Neste mês nossa equipe de hóquei saiu em mais uma matéria. Desta vez foi na "Revista EF", que é feita pelo conselho federal de educação física. A revista, que é destinada a profissionais de educação física, além de ser apresentada em formato digital também tem versão impressa com circulação em todo Brasil e tiragem de quase 200.000 exemplares.

A matéria fala sobre três projetos desenvolvidos na área da educação física que em comum tem o fato de serem inusitados. Abordando a forma como as dificuldades são superadas a forma usada para envolver alunos, colegas e até mesmo a comunidade em torno de projetos diferentes e divertidos que saem do lugar comum sem fugir dos princípios educacionais.

Agradeço a todos que participaram no passado da equipe de hóquei, aos que de alguma forma nos apoiaram e incentivaram a prosseguir. Acima de tudo agradeço aos que ano após ano vem perseverando neste que esporte que não tem nada de fácil. Essa matéria é para vocês.  

Coloco a seguir o trecho em que falam do nosso projeto e o link onde a matéria pode ser conferida com imagens. 

"Hóquei Indoor saiu de Igrejinha (RS) e ganhou o Brasil


Quando, em 2009, o professor Diego Telles Model [CREF 017263-G/RS] escolheu o Hóquei Indoor como esporte a ser trabalhado nas aulas de Educação Física da Escola Municipal Vila Nova, localizada na cidade de Igrejinha (RS), não imaginou a proporção que sua ideia tomaria. Tudo apontava para um projeto fadado a não dar certo: o esporte não é difundido no Brasil; a escola não tinha tacos ou qualquer outro material; só existe um campo de grama no país (localizado no interior do Rio de Janeiro); os alunos desconheciam a modalidade esportiva. Mas o professor não deu importância a esses “detalhes”, acreditou na ideia, venceu todos os desafios e hoje comemora, junto com seus alunos, cada título ganho. Sim, os alunos participam de campeonatos nacionais e se destacam na maioria deles.

Foi o caso das meninas do sub 17, que em 2012 conquistaram o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro. Também no ano passado, o time masculino (sub 14) ganhou o 1° lugar no Campeonato Estadual de Hóquei Indoor realizado no Rio Grande do Sul e ainda os 2° e 3° lugares na categoria Sub-17 no mesmo campeonato.

Segundo o professor, tudo começou com a necessidade de diversificar as aulas de Educação Física. Ele começou a pesquisar várias modalidades e resolveu optar pelo Hóquei Indoor. “Tendo em vista o desenvolvimento global das crianças, o Hóquei exige movimentação intensa e constante de todos os jogadores e trabalha com todos os músculos do corpo, tanto os inferiores quanto os superiores. Além disso, podemos através do Hóquei, trabalhar questões como disciplina, cuidado com a integridade dos colegas, etc. E também a violência, tema tão presente na escola na atualidade”, explica Diego Model.

Sem material, ele conta que buscou a Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama e Indoor (CBGH) que o orientou a montar um projeto pra conseguir o necessário para dar início às aulas. Feito isso, ele ganhou oito tacos, comprou mais dois e não parou mais. “Primeiramente nas aulas de Educação Física e depois montamos as escolhinhas a partir do interesse dos alunos”.
Dois anos depois, em 2011, a escola ganhou mais materiais e o projeto passou a receber apoio da Prefeitura da cidade e começou a participar de competições dentro e fora do Estado. ‘Em 2012 o projeto cresceu mais ainda, continuamos participando de campeonatos e conquistamos alguns títulos, além de outras ótimas colocações”, comemora Diego Model.

Para 2013, a grande ambição é transformar os times em um clube esportivo e poder, dentro dos parâmetros legais, gozar dos benefícios das leis de incentivo ao esporte. “No momento estou definindo apoios para o projeto junto ao Município, uma vez que já contamos com o apoio da escola, da Federação Estadual de Hóquei do Rio Grande do Sul (FHERS) e de alguns pais”, informa o professor que enfatiza, “independentemente de apoio, o projeto continua”."

http://www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2013/N47_MAR%C3%87O/03_MUITO_ALEM_DO_CONVENCIONAL.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário